O ser humano pensa de forma linear, uma coisa acontece, depois outra e outra, porém no universo tudo acontece ao mesmo tempo (sincronização). E quando participamos dessa sincronização do universo, participamos da mente criativa do universo.
Baseado no documentário de Deepak Chopra, neste artigo irei te mostrar um resumo das 7 leis espirituais do sucesso. Esse pode ser um guia transformador, pois transcende as barreiras materiais e nos mostra que o sucesso está na compreensão das necessidades da alma humana.
Lei 1 – Lei do potencial puro
A incerteza é a terra fértil da criatividade pura, a liberdade e a evolução. Quando você sente incerteza está aberto a uma grande quantidade de possibilidades. Está no caminho correto.
Sucesso é a expansão da felicidade. Se damos a oportunidade a nossos instintos mais profundos, a mudança é possível, inclusive até a transformação.
Aja conforme a lei da natureza. Uma forma é praticando todos os dias, o silêncio e a meditação, desconectando-se do mundo e criando tempo para o silêncio. Apenas ser.
A lei do potencial puro diz que você é a consciência mesma, tanto como se manifesta no mundo material e como jaz no manifesto no seu ser. Por isso, o espírito jaz na fonte de toda conquista na vida.
A lei do potencial puro nos recorda que, embora estejamos acostumados a pensamentos e comportamentos, sempre existe a possibilidade de fazer as coisas de outra maneira.
Lei 2 – Lei do dar e receber
Tudo está em constante movimento no universo. É necessário manter o fluxo livre de ideias circulando no mundo.
Exige sinceridade e abertura. Na sua prontidão de dar e receber você mantém abundância para que o universo te presenteie.
Aprenda a praticar a gratidão. Mentalize sobre as coisas que você recebeu sem se quer ter pedido. Assim você estará aberto para essa troca com o universo e pronto para participar da lei do dar e receber.
Se quiser receber tudo o que é bom na vida, aprenda a abençoar a todos em silêncio com tudo que é bom.
Lei 3 – Lei do carma
A palavra carma significa ação.
Toda ação gera uma força de energia que volta a nós da mesma maneira. O que semeamos é o que colhemos.
Ao pagar uma dívida cármica conscientemente, você pode fazer com que a adversidade se torne uma experiencia positiva. Nenhuma dívida no universo fica sem ser paga.
Muitas vezes, o carma funciona inconscientemente. Como reagimos quando as consequências são incertas e imprevisíveis? Confiamos no impulso evolutivo que descreve a lei do carma.
O carma nos recorda que sempre podemos mudar as coisas. Dar um passo para trás e analisar as eleições que você toma. Pode achar que não são eleições, mas são. Você pensa nas eleições que toma a cada momento. Em termos práticos pergunte-se: “Qual será a consequência da minha eleição?” De uma infinidade de eleições, sempre há uma correta que cria uma felicidade máxima para você e para quem te rodeia.
Como tomar a eleição indicada? No momento que faz a eleição preste atenção a como se sente. Se há incomodidade no corpo enquanto se auto pergunta, provavelmente não seja a apropriada quanto ao carma. Se você receber uma mensagem ou uma sensação cômoda, então a eleição que você toma é a apropriada quanto ao carma.
Lei 4 – Lei do menor esforço
Está baseada no fato de que a natureza pega o caminho de menor ação e não se resiste. A grama não tenta crescer apenas cresce, os pássaros não tentam voar apenas voam. Não é um princípio abstrato de eficiência, é algo espontâneo (naturalidade).
O que cria caos e desordem opera contra a lei da natureza, e, portanto, leva a frustação e futilidade. Ao invés de supor que o caos é totalmente natural, olhe atentamente e verá o pouco natural que é. O efeito destrutivo do pensamento e a ação caótica está à vista.
O primeiro passo é afastar-se do caos. Então você pensa se pode mudar algo de forma mais simples. Ao não fazer parte do caos, o segundo passo é pedir o resultado mais simples que oferecerá ordem e conforto.
Se as coisas não saem da forma como eu quero, em vez de lutar contra, apenas aceito. Geralmente, há algo que me diz que eu mude a forma como vejo as coisas. E quando faço a mudança não gasto energia tentando resistir contra o que está acontecendo. Guardo energia para criar algo que vá mais com o que eu quero.
A lei do menor esforço nos garante que sempre há um caminho melhor e mais curto para a satisfação. Como o encontramos?
- Não culpe nada e nem ninguém;
- Tenha responsabilidade;
- Aceite que não conhece tudo sobre a situação.
- Aprenda a observar e permitir.
- Busque respostas criativas e não pare até encontrar a correta. Saberá qual a correta porque se sentirá bem e não terá dúvida.
Após adotar essa atitude, as situações estressantes serão a oportunidade para criar algo simples, natural e satisfatório. Todo “torturador” será seu mestre. É uma arte aceitar as coisas como são e não como gostaríamos que fosse.
Para aceitar as pessoas e os fatos como acontecem adote o caminho da não resistência. Não tem mistério nenhum em se unir ao fluxo da vida, porque é a zona mais cômoda para o corpo.
Já que meu interior, minha fé e minhas emoções aceitam a situação, estou aberta a outras soluções mais criativas que possam acontecer. Mas quando estou fechada com frustação e ansiedade, não estou aberta a maravilha do universo e ao poder superior do critério.
Ao dominar esta lei poderá ter um pensamento e a manifestação desse pensamento se tornará realidade. E assim faz menos e consegue mais. Por último você alcança o estado onde não faz nada e consegue tudo.
Lei 5 – Lei da intenção e do desejo
Inerente em todo o desejo está a mecânica para a sua realização. A consciência pura é quieta e silenciosa até que entra em ação por meio dos nossos desejos.
Quando você introduz uma intenção na terra fértil da potencialidade, faz que este poder infinito de organização trabalhe para você. Quando você centra o pensamento tem o poder da transformação.
Com o poder inerente na sua consciência, pode mudar a energia e a transformação do seu mundo e fazer com que as coisas se manifestem da forma mais eficiente possível.
Quando você tem a intenção a nível de alma ou espírito, essa intenção tem o poder do universo. O que impede do universo de nos dar o que queremos? (Lei do desapego)
Lei 6 – Lei do desapego
O universo responde melhor quando você está desapegado do seu desejo. Isto é, você não está desesperado ou obsessivo.
No momento em que você diz: tenho que tê-lo ou se não conseguir serei um fracasso, você tranca sua consciência num molde fixo.
Assim que você domina a sexta lei, consegue manter uma serenidade sólida, enquanto se compromete com sua meta com paixão intensa.
O desapego é uma qualidade de atenção. Sua intenção é para o futuro, mas sua atenção está no presente. Se sua atenção se centra no presente, sua intenção para o futuro se manifestará.
Nossas intenções criam reflexo no mundo externo. Quando as coisas parecem não dar certo, há um reflexo negativo. Isto se percebe diretamente.
Quando se domina a sexta lei, a atenção individual se expande para absorver a atenção cósmica. O mundo físico é visto através dos olhos da alma.
No desapego do resultado jaz a sabedoria da incerteza. Há oportunidades quando você nota a sabedoria da incerteza. Cada situação que você tem na vida é uma semente de oportunidade.
A incerteza é uma condição temporal enquanto você espera que a resposta apareça.
Lei 7 – Lei do Dharma ou propósito na vida
Seu destino único, seu lugar no plano cósmico, é conhecido como dharma. O dharma implica mais que buscar um trabalho que você goste. O dharma é uma mudança na consciência que começa por te alinhar com sua visão mais alta e, depois voltar a manifestação dessa visão.
Dharma significa apoiar. Saber que forma parte do desenho cósmico quando o universo te apoia e te mantem.
A sétima lei faz com que as 6 leis anteriores se realizem. Quando você domina o dharma o universo está do seu lado. Todas as leis da natureza acodem a sua ajuda. Todos os poderes te apoiam espontaneamente. Somos naves de noite e, a corrente que nos carrega e nos leva ao amanhecer é o dharma.
Quando você cria algo sem esforço vem da sua alma do seu espirito. Se abrirmos os olhos e virmos aquém da ilusão e do condicionamento do passado, o caminho que nos chamará, sempre esteve aqui. Está aí agora neste momento, chamando desde a oportunidade de nossa própria consciência.
Se você se interessou pelo tema, pode assistir com mais detalhes o documentário ou adquirir o livro que aborda de maneira mais aprofundada as 7 leis espirituais do sucesso.